terça-feira, 21 de abril de 2009

Positioning Practice . building with communities



http://www.archdaily.com/

rita daniel

LISBON SAFARI - Urban Art Experience

O Bairro Alto acolhe durante o mês de Abril o projecto Lisbon Safari.


O objectivo é desenvolver uma residência artística, onde os artistas Dirty Cop e tRAMs_former, com percursos paralelos na cena do graffiti e da street art, reaproveitam desperdícios urbanos explorando o quotidiano do Bairro Alto.
Durante a semana os artistas produzem, e ao fim-de-semana o seu espaço de trabalho encontra-se aberto ao público, permitindo uma interacção com o mesmo através de actividades como visitas guiadas, a realização de um filme sobre o bairro ou pintura colectiva.
Outros artistas participam também no evento que se traduz numa reflexão sobre o ambiente urbano, os trabalhos resultantes desta residência são posteriormente expostos, vendidos ou aplicados na rua.

*sonia

sábado, 18 de abril de 2009

Mosteiro de Santa Clara a Velha, Coimbra

(fotografia anterior ás obras)
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra - mandado construir no século XIII para acolher as freiras clarissas e profundamente ligado à figura da Rainha Santa Isabel - foi alvo de profundas e complexas obras de reabilitação desde 1991, num projecto orçado em 7,5 milhões de euros. Ao longo dos séculos, o edifício foi constantemente invadido pelas águas do rio Mondego. Por isso, para reabilitar o monumento foi necessária a colaboração de especialistas de diversas áreas que realizaram inúmeras pesquisas arqueológicas e construíram uma estrutura que impede a invasão do rio Mondego.A cerimónia de inauguração do espaço que está marcada para hoje, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, às 10h30, vai ser presidida pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro.

in jornal Público http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1375063&idCanal=14

mais informação:

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Mosteiro-de-Santa-Clara-a-Velha-abre-portas-amanha.rtp&headline=46&visual=9&article=214188&tm=4
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1203737

Inês Didelet

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dia Internacional dos Monumentos e Sitios

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sitios, dia 18 de abril, o Museu da Cidade está a organizar passeios por percursos arqueológicos da cidade de Lisboa.
As inscrições são gratuitas mas têm que ser feitas previamente. Há apenas 30 vagas para cada horário. Podem inscrever-se telefonando para o Serviço de Arqueologia do Museu da Cidade (telefone: 21 751 32 00)



deixo aqui mais pormenores acerca dos percursos:


PERCURSOS ARQUEOLÓGICOS EM LISBOA


AS MURALHAS DE LISBOA

Percurso pedestre ao longo do traçado da Cerca Velha da cidade, onde será possível observar vestígios de torres e panos de muralha

Ponto de encontro: Largo do Chão da Feira (junto ao Castelo do lado do Hotel do Palácio Belmonte)

Horário: 10.30h e 15h

Percurso: Largo do Chão da Feira, Pátio D. Fradique, Largo das Portas do Sol, Rua Norberto de Araújo, Rua S. João da Praça, Rua da Judiaria, Rua dos Bacalhoeiros, Rua da Padaria, Largo de Stº António da Sé.




LISBOA ARQUEOLÓGICA

Percurso pedestre por uma das zonas com maior significado arqueológico, na cidade de Lisboa.

Ponto de encontro: Largo do Chão da Feira (junto ao acesso ao Castelo de S. Jorge)

Horário:10.30h e 15h

Percurso: Largo da Sé, Largo de Stº António, Largo da Madalena / Travessa do Almada, Rua das Pedras Negras, Largo do Correio Velho, Teatro Romano.




diana

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Peter Zumthor ganha Prémio Pritzker 2009



Arquitecto de primeira linha cujo perfil discreto o tem mantido, por sua própria escolha, à margem do star-system da arquitectura internacional, Peter Zumthor é o vencedor do Prémio Pritzker 2009,pela excelência do seu trabalho ao longo de 30 anos de carreira.

Em nota ontem emitida em Los Angeles, o júri da mais alta distinção na área da Arquitectura enaltece a postura de "humildade e de força" e a "dimensão poética" da sua obra e dos seus escritos, bem expressas na "integridade, alheia a flutuações de gosto e de moda", que lhes tem conferido. Há, na arquitectura de Peter Zumthor, lê-se no documento, um gesto de "respeito para com o espírito dos lugares, a sua matriz cultural e as valiosíssimas lições da História da Arquitectura".

Nascido a 26 de Abril de 1943, em Basileia, na Suíça, onde vive e trabalha longe da agitação dos grandes centros com um pequeno núcleo de projectistas que nunca excede 15 a 20 pessoas, Peter Zumthor aliou, a estudos de arquitectura e design, a prática de intervenção em património,em particular na vertente dos centros históricos, área que acompanhou de perto quando, em finais dos anos 60, trabalhou como consultor no Cantão de Graubunden.

Em 1979 fixou-se em Haldenstein, no coração dos Alpes Suíços, aí instalando o seu pequeno atelier e residência. Casado e pai de três filhos, cedo se distinguiu pela recusa de projectos com os quais não conseguisse identificar-se e pela dedicação exclusiva - que o júri do Pritzker igualmente sublinha - que tem dado a cada trabalho seu. Como o próprio referiu em recente entrevista telefónica ao jornal Chicago Tribune, "pretendo trabalhar com clientes que estejam interessados num bom edifício e não no meu nome".

Criador multipremiado, entre as suas obras mais divulgadas figuram a renovação e ampliação das Termas de Vals (Suíça),Art Museum Kolumba (Colónia, Alemanha), Pavilhão da Suíça para a Expo 2000 (Hannover, Alemanha) e Capela de S. Bento (Sumvitg, Suíça). Tem igualmente obra construída em Espanha, Holanda, Noruega, Finlândia, Inglaterra e EUA.

Peter Zumthor receberá o Prémio Pritzker a 29 de Maio,em Buenos Aires, na Argentina.


fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1199871&seccao=Arquitectura


diana

sábado, 4 de abril de 2009

Arquitecto Miguel Ventura Terra (1866-1919)

Palácio de São Bento | 25 de Março a 31 de Julho de 2009


"Miguel Ventura Terra estudou Arquitectura na Escola de Belas-Artes do Porto. Em 1886 viajando para Paris, onde frequentou a École des Beaux-Arts (recebendo o diploma de arquitecto de 1ª classe) e o atelier do arquitecto Victor Laloux. Premiado com várias medalhas de honra, ganhou o concurso para a remodelação do Palácio de São Bento. São de sua autoria importantes edifícios como a Sinagoga de Lisboa (1905), o Palacete Valmor e o Banco da Rua do Ouro (Banco Totta e Açores) (1906), os Liceus Camões (1907) e Pedro Nunes (1908), a Maternidade Alfredo da Costa (1908), a Casa Tomás Quartim (1911), distinguida com o Prémio Valmor, o Teatro Politeama (1912-1913) e a Igreja de Santa Luzia de Viana do Castelo."





"Por ocasião da reabertura da Sala das Sessões, a Assembleia da República promove a exposição “Arquitecto Miguel Ventura Terra (1866-1919) ”, em homenagem ao autor do projecto original do Hemiciclo inaugurado em 1903.

A exposição está dividida em quatro núcleos fundamentais que pretendem caracterizar diferentes aspectos da actividade de Ventura Terra e aprofundar o conhecimento da história do edifício-sede do Parlamento.

No piso térreo do Palácio de São Bento retrata-se a sua vida e percurso escolar e profissional.

O segundo núcleo, patente no Átrio Principal, é constituído por fotografias de edifícios projectados por Ventura Terra que chegaram aos nossos dias e que são ainda visíveis em diversas localidades portuguesas.
Pela Escadaria Nobre do Palácio de São Bento estende-se o terceiro núcleo, integrando projectos, desenhos e maquetas de obras emblemáticas do seu percurso profissional.
O quarto núcleo, centrado na intervenção de Ventura Terra no Palácio das Cortes."

Horários
VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO:
Segundas e terças-feiras: 10h, 11h, 15h e 16h
Quartas e quintas-feiras: 10h e 11h
Sextas-feiras: 15h e 16h

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO INCLUINDO O PALÁCIO
Sábados e feriados: 10h, 11h, 15h e 16h


fonte: http://www.parlamento.pt/eventos/Paginas/2009_ArquitectoMiguelVenturaTerra.aspx


diana