terça-feira, 26 de maio de 2009

Pancho Miranda Guedes



Tenho imenso orgulho em publicar momentos como este, em que para além de estarmos todos reunidos, estamos na presença de mais um "ídolo" da Arquitectura (daqueles que vamos coleccionando ao longo dos anos...) que nos proporcionou uma visão incrível da arquitectura enquanto processo artístico, indissociável de todos os outros.
Parece que o empenho, a entrega e o amor ás artes são essenciais para um bom envelhecimento!

Inês Didelet

sábado, 23 de maio de 2009

"Seminário internacional TEMPO na ARQUITECTURA"


para reforçar o que a diana aqui deixou, e porque partilho da mesma opinião, deixo outras duas experiências "fora do programa oficial" que ultrapassaram qualquer apresentação powerpoint ou visita ao google!
Inês Lobo

Reabilitação da antiga fábrica dos leões - complexo de artes e arquitectura da universidade de Évora







...com melhores imagens e outros projectos igualmente interessantes


Álvaro Siza - Bairro da Malagueira







maria joão









concurso marinha guincho

parabéns à colega rita daniel que venceu o concurso marinha guincho.
desafio-a a deixar aqui algumas imagens do seu projecto que a irá levar a barcelona!!

diana

tempo na arquitectura

para quem não teve a oportunidade de participar no seminário internacional "tempo na arquitectura" deixo aqui um pouco daquilo que vi. projectos e pessoas que não conhecia e que considero mesmo necessário conhecer. projectos que nascem e vivem para o (e do) lugar.



teresa moller. arquitecta paisagista. santiago do chile



casa huentelauquén


parque punta pite


endereço do seu atelier
http://teresamoller.cl/index.html




museu de arte e arqueologia do vale do côa. tiago pimentel + camilo rebelo

a sua abertura está prevista para este verão.




de referir:
a forma como a matéria (betão com inertes e pigmento de xisto) foi trabalhada. matéria rápida/lenta. associação das texturas às funções. rampa / movimento / matéria rápida / betão polido
.
a rampa que nos leva até a zona de ingresso e a sua orientação solar que proporciona diferentes experiências ao longo do dia.


para mais infomaçoes:

http://arquitectura.pt/forum/f10/vale-do-c-a-portugal-museu-do-c-a-tiago-pimentel-camilo-rebelo-5203.html


diana

domingo, 17 de maio de 2009

01 BYPASS .arquitectura

Este fim-de-semana fui surpreendida por uma banca de livros num local inesperado. Chamou-me a atenção a palavra ‘arquitectura’ estampada em corpo de letra pequeno na capa do livro que vos quero dar a conhecer. (O nosso radar já está formatado!) Felizmente não se tratava de um livro formatado sobre o tema! O simpático editor Álvaro Seiça Neves falou sobre a publicação que está a lançar.
Para já é um anuário, que tem como tema do 1º número a Arquitectura. Pretende sobretudo ser um livro do conhecimento e identidade humanos.
É h i p e r d i s c i p l i n a r, aborda temas tão vastos como as Artes Visuais, Joalharia, Cinema, Dança, Música, Filosofia, Arquitectura, Ilustração, Gastronomia, Poesia, Design, Ficção, entre outras. Conta com 37 autores nacionais e internacionais e os seus textos são escritos em Português e Inglês. É principalmente uma base criativa, de divulgação, pode dizer-se, utópica, reflexiva, afastada do banal, experimental; dá a conhecer conferências, exposições, concertos ou espectáculos. É uma publicação autónoma e livre. Espreitem a BYPASS, espero que vos interesse tanto com a mim!

“O pré-lançamento da BYPASS acontecerá na FNAC Chiado, Lisboa, no dia 27 de Maio às 19h30. Será apresentado o ciclo “BYPASSing” a acon­tecer mensalmente no mesmo local, integrando os autores do nº 1, com conferências, exposições e apresentações. Pavel Braila, artista moldavo re­sidente em Berlim, lançará o ciclo com o vídeo “Baron’s Hill”. O vídeo “Stalk”, de Pedro dos Reis, artista português residente em Nova Iorque, com música de Draftank, será também exibido.” O lançamento será a 28 de Maio, na Galeria Appleton Square, em Lisboa, a partir das 20h30, com a intervenção de Pavel Braila, através do vídeo e da performance “Eurolines Catering or Homesick Cuisine”, realizados especificamente para o acontecimento. O público será convidado para um cocktail especial. No dia 9 de Julho, pelas 18h30, haverá uma apresentação na Casa Fernan­do Pessoa, Lisboa.”
www.bypass.pt/docs/pressrelease.pdf


Visitem também o sítio www.bypass.pt

boas leituras. Ari

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Arquitecto/a de Interiores precisa-se.


O Arq. Fernando Hipólito contactou a Coordenadora da Licenciatura de Arquitectura de Interiores FA/UTL no sentido de colocar um finalista ou arquitecto de interiores a colaborar no seu atelier. 

Contacto 214 839 621

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pancho Guedes no Museu Berardo

Nunca é demais recordar que a exposição tem inauguração agendada para dia 18 de Maio, e reúne desenhos, quadros, esculturas, relacionando-os com as arquitecturas!

Inês Didelet Santos

quarta-feira, 6 de maio de 2009

invertir a ordem das coisas





tham & videgard hansson arkitekts: apartment at humlegarden, stockholm
departing from the traditional swedish interior use of colour and patterns, developed by artists and architects like carl larsson and josef frank, this apartment also relates directly to the setting at the park humlegården where the greenery outside changes with the season. from winter grey and black, to summertime bright and deep green, to orange, red and yellow in autumn.
www.tvh.se

r|ta

domingo, 3 de maio de 2009

AS OPERAÇÕES SAAL

AS OPERAÇÕES SAAL ESTREIA A 7 DE MAIO NO CINEMA CITY CLASSIC ALVALADE

AS OPERAÇÕES SAAL, de João Dias, distribuído pela Midas Filmes, estreia a 7 de Maio e estará uma semana em exibição no Cinema City Classic Alvalade (Av. de Roma, 100). AS OPERAÇÕES SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do Pais e da sua história recente. Em 1974/75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas.Antestreado na Trienal de Arquitectura e no DocLisboa, onde ganhou o Prémio Midas/Distribuição para Melhor Documentário Português, AS OPERAÇÕES SAAL reuniu o aplauso de arquitectos, público e críticos.Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a entender as repercussões sociais e culturais das Operações SAAL, ao mesmo tempo que um extenso acervo documental inédito ajudará a reflectir sobre os caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido desde essa altura.Mas o alcance do filme abrange a problemática mais lata da participação democrática e cidadã nos destinos da sociedade. Quer enquanto dispositivo de recolha de informação, quer como registo fílmico documental, AS OPERAÇÕES SAAL é um exemplo de documentário crítico, porque os sucessivos avanços na acção – e no território – resultam de um obsessivo desejo de intromissão na verdade, contaminado de um sentido de urgência perante factos em risco de desaparecimento.

EM EXIBIÇÃO: 7 A 13 DE MAIOCINEMA CITY CLASSIC ALVALADEAV. DE ROMA 100
HORÁRIOS: diariamente às 19h15 e 21h45, de 2ª a 6ª também às 17h00
Descontos para grupos : 4,5 euros por pessoa
Para marcações contactar Marta Fernandes/Midas Filmes – marta.fernandes@midas-filmes.pt
Marta Fernandes
MIDAS FILMES www.midas-filmes.pt
Tel/Fax + 351 213479088 Mob + 351 919466309Praça de S. Paulo, 19, 2ºE 1200-425 Lisboa PORTUGAL