terça-feira, 30 de outubro de 2007

Arquitecturas Experimentais e Especulações Arquitectónicas

Recentemente, nas aulas de projecto, falou-se de um conjunto de experiências arquitectónicas, que criaram espaços imaginários e improváveis, mas que têm um interesse muito relevante para a Arquitectura. Dentro dessas conversas surgiram dois nomes: Lebbeus Woods e ARCHIGRAM. Para quem não conhece deixo uma pequena introdução e algumas imagens.
Lebbeus Woods é um arquitecto norte-americano que se dedica essencialmente à teoria e à arquitectura experimental e é o fundador do RIEA, the Research Institute for Experimental Architecture (o Instituto de Pesquisa de Arquitectura Experimental), uma instituição sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da arquitectura experimental, bem como ao “pensar” a arquitectura, enquanto conceito. As propostas de Woods remetem-nos sempre para cenários futuristas caóticos, de pós guerra, no qual se vêem próteses em edifícios em ruína.





ARCHIGRAM foi um grupo de arquitectos ingleses, formado nos anos 60, que se dedicaram igualmente à experimentação e a propostas arquitectónicas inspiradas na tecnologia.
Os seus principais membros foram Peter Cook, Warren Chalk, Ron Herron, Dennis Crompton, Michael Webb e David Greene.


by Inês Didelet

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Sketches Of Frank Gehry


Oi oi coleguinhas*

Queria apenas deixar um pouco de cultura, para aqueles que não viram ontem no DocLisboa 07 o documentário Sketches Of Frank Gehry de Sydney Pollack. Foi bastante interessante, aconselho!!
Vou tentar obter o filme, mas enquanto não é possível deixo-vos o trailer :D
Para os mais curiosos... Site Oficial

Sinopse

Frank Gehry adora desenhar. Assim principia um complexo processo de criação do qual resultaram alguns dos edifícios mais singulares da arquitectura contemporânea dos últimos vinte anos. Partindo dos desenhos originais de Gehry, este documentário do realizador Sidney Pollack, amigo íntimo do arquitecto*, permite-nos perceber melhor o modo através do qual estes traços quase abstractos se transformam em edifícios labirínticos (e quase sempre polémicos) de titânio, vidro, cimento e aço.

*Segundo fonte próxima, antes dos tempos áureos, o Sr. era camionista, daqueles camiões grandes, os TIRes! Tão a ver? :P

By Vilas Boas

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

surgimento de um espaço...

Este espaço virtual dedica-se á Arquitectura de Interiores: alunos, professores, ex-alunos, arquitectos, ideias, debates, contactos, projectos, conceitos...
O Universo Interiores almeja ser um espaço dinâmico e útil que promova a circulação de conhecimentos e a compreensão cada vez mais esclarecida da Arquitectura de Interiores.
Como primeiro desafio está a escolha de um nome para o blog: como designá-lo, definindo também de certa forma, o tema em causa?
By Inês Didelet