sexta-feira, 14 de março de 2008

A PROPÓSITO DE CONVERSAS NA AULA



KARL FRIEDRICH SCHINKEL (1781-1841) 

As intervenções sobre património, com as suas tensões inerentes passado/presente/futuro sempre sempre tiveram o seu lugar na reflexão e obra de arquitectos, variando o seu enquadramento conforme a cultura e tempo histórico de quem as produz.

Schinkel em 1834 propôs uma reutilização do espaço da Acrópole em Atenas para o palácio real Grego. Era segundo ele o local mais apropriado, pois aí tinham estado localizados os centros políticos e religiosos clássicos, dominando a cidade. O respeito pela antiguidade clássica grega fez com que, segundo Schinkel, os edifícios propostos, rodeando os existentes, fossem em estilo romano.

Karl Friedrich Schinkel, "the last great architect" as Adolf Loos described him, enjoyed almost every honor his native Prussia and contemporary Europe could bestow upon an architect. A near contemporary of Beethoven and Goethe, Schinkel knew and associated with many of the great intellects of Germany's cultural "golden age"and the greatest historians of art of his generation.

"Karl Friedrich Schinkel: The Last Great Architect"
Prof. Rand Carter, Hamilton College, Clinton, NY

List of major buildings / works:

Mausoleum for Queen Luise of Prussia, 1810.
Neue Wache, Berlin, 1816-18.
Zivilkasino, Potsdam, 1818-24.
Schauspielhaus, Berlin, 1818-21.
Friedrich Werdersche Kirche, Berlin, 1821-30.
Altes Museum, Berlin, 1823-30.
Kasino, Schloss Glienicke, near Potsdam, 1824-5.
Charlottenhof, Sanssouci, Potsdam, 1826-36.
Allgemeine Bauakademie, Berlin, 1831-6.
Elizabeth-Kirche, Berlin, 1832-4.
Project: Palace for Otto von Wittelsbach on the Acropolis, Athens, 1834.
Roman Baths, Sanssouci, Potsdam, 1834-40.
Project: Palace for the Tsarina of Russia, Orianda, near Yalta, 1838.

COM QUE É QUE SE PARECE UM MUSEU?

Foi a origem da chamada de Schinkel à sala de aula a propósito da imagem de museu. Que imagem tem um museu? Um museu deve parecer um museu? E um museu de Arte Moderna? Falámos da imagem do museu clássico (e aqui trouxe  Schinkel que ninguém conhecia e por isso esta mensagem) em contraponto com museus como o Guggenheim de Bilbau e outros.

O ALTES MUSEUM em Berlin/1824-30) é considerado o primeiro edifício a ser construído como museu, para albergar uma colecção estatal e torná-la pública.

Vejam por exemplo:
http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www.stadtentwicklung.berlin.de/denkmal/denkmale_in_berlin/pix/weltkulturerbe/altes_museum.jpg&imgrefurl=http://www.stadtentwicklung.berlin.de/denkmal/denkmale_in_berlin/en/weltkulturerbe/altes_museum.shtml&h=61&w=133&sz=37&tbnid=BkBvGtFIEPwJ:&tbnh=61&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3DKARL%2BFRIEDRICH%2BSCHINKEL&sa=X&oi=image_result&resnum=1&ct=image&cd=2

João Pernão





1 comentário:

Arquitectura de Interiores FAUTL disse...

A imagem de um museu de Arte Contemporânea é algo que não tem uma constante, pelo menos em maior parte dos casos mais conhecidos. Penso que funcionam quase como ícones das cidades onde se encontram, logo devem ter uma relação forte com a comunidade. Recordo o que a Prof. Maria Calado dizia nas aulas de Museologia: o primeiro conteúdo a ser exposto é o próprio museu! A afirmação da identidade do museu é essencial.

Inês Didelet Santos