quinta-feira, 18 de setembro de 2008

conhecer lisboa


Jornadas Europeias do Património
No património… ACONTECE
26 a 28 Set


Veja onde põe os pés
As Jornadas Europeias do Património vão decorrer de 26 a 28 de Setembro, subordinadas ao tema No património... ACONTECE, num repto lançado pelo IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, IP, que pretende criar um leque de oportunidades de reencontro das pessoas com o mundo do património e dos monumentos. Lisboa aceita o desafio e programa diversas actividades: As Galerias Romanas da Rua da Prata, visita guiada, 25 de Setembro, pelas 10h30, seguida da inauguração de uma exposição, pelas 14h, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade, e culminando na realização de sessões temáticas, das 14h30 às 17h30, cuja participação requer inscrição prévia, que pode ser feita através dos telefones 217 513 200/15/14/56. As portas das Galerias Romanas da Rua da Prata e do Museu do Teatro Romano estão abertas ao público, respectivamente, de 26 a 28 de Setembro, das 10h às 18h, e de 27 a 28 de Setembro, às 10h30 e 15h30. As visitas são feitas em grupo e orientadas por técnicos do Museu da Cidade. Por último, destaque para as visitas guiadas – Entre Nós e o Rio, 26 de Setembro, pelas 10h30, no Parque das Nações, e Entre Eles e as Palavras, pelas 16h30, no Chiado, a cargo do Departamento de Património Cultural/Direcção Municipal de Cultura e que requer marcação prévia através do telefone 217 924 600.

http://www.agendalx.pt

No contexto da aula de hoje em que alguém falou sobre as Galerias Romanas aqui fica a oportunidade para irmos conhecer esta parte da cidade.

Rita Daniel

1 comentário:

Arquitectura de Interiores FAUTL disse...

Se ainda não conhecem, recomendo.

A cidade constrói-se por layers sobrepostos, às vezes destruindo o anterior, outras vezes deixando entrever a enorme complexidade de estruturas e que se vão acumulando através do tempo.

E é preciso não esquecer que a cada vestígio, a cada acontecimento que encontramos correspondeu uma vontade humana, vidas que interagiram com aquelas pedras e que assim deixaram a sua marca, fugindo ao constante esquecimento do tempo.

Obrigado à Rita por esta notícia.

João Pernão