sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PORQUE A CIDADE DO FUTURO JÁ EXISTE HOJE


CONFERÊNCIAS: CENTROS HISTÓRICOS E VIDA CONTEMPORÂNEA.
6 DE NOVEMBRO DE 2009, LISBOA

Local: IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana,
nº 5 da Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em Lisboa.


Diz a nova Carta de Atenas do Urbanismo (de 2003) que a “cidade do futuro já existe hoje” e que a sua requalificação será a grande tarefa da nossa - e futura - geração.

É fundamental que este regresso à cidade consolidada se faça segundo o primado dos novos paradigmas ecológicos mas também culturais, i.e. seria uma perda terrível se em apressados processos de renovação urbana acrítica e amnésica (de má memória) perdêssemos a sedimentada estratigrafia dos tempos e dos modos que materialmente, e fisicamente, persistem nos tecidos, na estrutura, na arquitectura dos núcleos urbanos antigos.

Reabilitar é recuperar o que deve ser recuperado (por múltiplas motivações), beneficiar para permitir usos seguros e actualizados, e também (sobretudo) “restituir a cidade á estima pública” dos seus cidadãos. Temos de encontrar um novo equilíbrio entre as pressões deste novo regresso à cidade, perante a crise ecológica (energética) que ameaça a nossa civilização, sem perder um dos mais elevados produtos dessa mesma civilização: a cidade consolidada europeia!

Esta iniciativa conjunta do IHRU e do ICOMOS-Portugal ocorre num momento muito interessante, nacionalmente ocorreram alterações organizacionais legislativas muito importantes (as implicações do PRACE, o surgimento do próprio IHRU e, mais recentemente, a alteração do regime da reabilitação urbana), internacionalmente o ICOMOS prepara a revisão da Carta Internacional para a Salvaguarda das Cidades Históricas, de 1987, e o lançamento de novos documentos de referência como a discussão dos termos de referência para uma eventual e futura Carta para a Salvaguarda das Paisagens Urbanas.

Tentamos limitar ao máximo o custo de inscrição, mas é impossível conseguir realizar Encontros deste tipo a custo zero. Na nossa página

(link: http://icomos.fa.utl.pt/)

encontram-se as informações necessárias à inscrição, que poderão ser consultadas também através do link do IHRU:

http://www.portaldahabitacao.pt/opencms/export/sites/ihru/pt/ihru/docs/folheto_conf_centros_historicos_af.pdf

José Aguiar

1 comentário:

Anónimo disse...

100 euros... :(