quarta-feira, 4 de março de 2009

Exposição de Nadir Afonso na Assembleia da República


Até dia 20 de Março, estão expostos 20 quadros do Nadir Afonso na Assembleia da República, uma exposição a não perder!

"Comissariada por Bruno Marques e Ivo André Braz, a mostra "As Cidades no Homem" pertence ao acervo da Fundação Nadir Afonso e surge numa altura em que o pintor comemora 88 anos e 70 de carreira.

Numa nota sobre a obra de Nadir Afonso, marcada pelas suas visões de cidades de todo o mundo, os comissários destacam que "as cidades que estão na base das pinturas de Nadir são mais espaços do que lugares, em razão de terem sofrido, devido à decantação a que foram submetidas, uma rarefacção das suas particularidades e contingências".

Estas "vistas" de cidades de todo o mundo "escasseiam em caracterização e em simbolização. Converteram-se num limiar entre o lugar e o não-lugar, pairando num limbo que procura o Absoluto", acrescentam.

Os comissários explicam ainda que esta exposição "procura apresentar o modo como as condições do espaço e do movimento foram sendo trabalhadas ao longo dos anos por Nadir Afonso, numa pesquisa pictórica que, mantendo-se embora no quadro do modernismo e numa aspiração à harmonia, contribui, quando analisada na sua globalidade, para a compreensão e releitura da arte do século XX".

Nascido em Chaves a 04 de Dezembro de 1920, Nadir Afonso formou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, e foi estudar pintura em 1946 para a École des Beaux-Arts de Paris.

Ali obteve uma bolsa de estudo do governo francês e em 1951 passou a colaborar com o arquitecto Le Corbusier. Entre 1952 e 1954 trabalhou no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer.

Regressou depois a Paris para retomar o contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo estudos sobre pintura que denominou "Espacillimité".

A partir de 1965, Nadir Afonso abandonou a arquitectura e dedicou-se exclusivamente às artes plásticas, continuando a destacar-se pela originalidade e poética do seu trabalho, descrito por alguns críticos de arte como uma "geometrização do quotidiano".

Em Dezembro do ano passado foi apresentado o projecto da sede da Fundação Nadir Afonso, da autoria do arquitecto Siza Vieira, que vai ser construída em Chaves até 2011 para homenagear o pintor e arquitecto."




Exposição "As Cidades no Homem", do Mestre Nadir Afonso, entre 10 de Fevereiro e 20 de Março, de Segunda a Sexta,das 15,00 às 17,00 horas.

Inês Didelet Santos


Sem comentários: