domingo, 16 de dezembro de 2007

100 anos de Oscar Niemeyer

O arquitecto Oscar Niemeyer comemora hoje o seu 100º aniversário!







O centenário de Oscar Niemeyer também é motivo de celebrações por europeus. Exposições, da Ilha da Madeira à Suíça, comemoram seu aniversário.

Considerado um dos mais criativos e produtivos arquitectos da Era Moderna, o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer é um dos últimos representantes vivos do início do Modernismo.

Todos os outros grandes mestres faleceram há pelo menos 30 anos: o alemão Mies van der Rohe, em 1969; o franco-suíço Le Corbusier, em 1965 e o finlandês Alvar Aalto, em 1976.

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, ou simplesmente Oscar Niemeyer, completa 100 anos de vida a 15 de Dezembro de 2007. No Brasil, exposições e homenagens de Norte a Sul celebram a data. O centenário do ilustre brasileiro também é comemorado pelos europeus.

Da Ilha da Madeira à Suíça, exposições e palestras festejam o acontecimento. Seu aniversário também é lembrado, na Alemanha, pelas principais revistas de arte e pelos mais importantes programas culturais da TV.

Construído no Funchal, cidade portuguesa na Ilha da Madeira, o complexo de três edifícios que engloba hotel, casino e centro de convenções, projectados por Niemeyer em 1966, é a única obra de Niemeyer em Portugal e

tornou-se símbolo da Ilha da Madeira.

Após mais de 30 anos, o complexo continua a surpreender todos que o visitam.

Além do lançamento do livro O Nosso Niemeyer, em

Julho último, o grupo promoveu o concurso internacional de fotografias Niemeyer 100 anos. Participantes de todo o mundo enviaram trabalhos fotográficos sobre as obras do arquitecto. Os resultados serão anunciados no dia 15 de Dezembro.

Ainda em Portugal, o Centro Cultural de Cascais, nos arredores de Lisboa, inaugurou, em Outubro último, a exposição do fotógrafo brasileiro Leonardo Finotti intitulada Brasília 50 anos, Niemeyer 100 anos, reunindo 50 imagens de obras arquitectónicas de Brasília.

site sobre a obra: http://www.niemeyer.org.br/

*sónia pinto

Sem comentários: