quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Manuel de Brito




Manuel de Brito (1928, Rio de Janeiro – 29 de Novembro 2005, Lisboa), foi um dos primeiros e maiores galeristas e livreiros portugueses do século XX.
Em 1964 abre em Lisboa a Galeria 111, que terá sucursal no Porto (1971). Ao longo da vida, reúne cerca de 2000 obras de arte, desenho, pintura e escultura, uma das maiores e mais importantes colecções do país.Manuel de Brito assume em Portugal um papel preponderante como agente cultural sobretudo após a queda da ditadura, em consequência da Revolução dos Cravos.
É uma figura singular na cultura portuguesa da segunda metade do século e uma personalidade única da vida cultural de Lisboa.

É gerente da Livraria Escolar Editora (1945/1960), a mais completa na área de literatura científica em Portugal. Nela se inicia como editor.Fundada em 1960, situa-se a livraria no Campo Grande, junto da Cidade Universitária. Desde logo Manuel de Brito se torna centro de atenções, não só como fornecedor actualizado de obras especializadas e de interesse cultural mas também como personalidade solidária com o movimento estudantil dos anos sessenta.
A sua livraria torna-se ponto de encontro de estudantes, artistas e intelectuais. É um dos mais sérios opositores da Censura do Estado Novo e bate-se, não sem sequelas, contra as proibições e apreensão de livros que o regime ordena.
É editor de obras gráficas, de livros de arte e de poesia.
Apoia estudantes universitários na execução das suas teses de mestrado e doutoramento.

Inicia em 1964 a sua actividade profissional no mundo da arte com a abertura da Galeria 111. Começa a expor jovens artistas, alguns pela primeira vez, que seriam depois reconhecidos como dos mais importantes da arte portuguesa de então.


Aprofunda conhecimentos no seu relacionamento regular com Almada Negreiros, Eduardo Viana, Abel Manta, Carlos Botelho, António Soares, Luis Dourdil, Luís Reys Santos, Mário Chico, Betâmio de Almeida, J.J. Andrade Santos, Dórdio Gomes e Rui Mário Gonçalves.

Um ano após a sua morte a sua colecção encontrou lugar permanente no Palácio Anjos, agora Centro de Arte - Colecção Manuel de Brito. Vale a pena (re)ver em revista e experienciar paixões à primeira vista com grandes nomes da arte do século XX.


A visitar virtual e fisicamente:
Centro de Arte - Colecção Manuel de Brito
Palácio Anjos, Alameda Hermano Patrone, 1495-064 Algés
Telf: 214 111 400

www.galeria111.pt
http://www.apga.pt/maisgalerias/index.php



Eliana Barreto

Sem comentários: